Facebook

Instagram

Publicidade








Já viu o último vídeo?



Já é seguidora?

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Afinal o vestido é BRANCO e DOURADO ou AZUL e PRETO? Desvendado o mistério!


Olá pessoal, tudo bem?
É impossível eu não falar do tão famoso vestido que está a dividir opiniões em todo o mundo!
Eu fiquei completamente chocada com tudo isto! Mas afinal de contas, qual é a cor que vocês vêem? 
Eu claramente vejo BRANCO e DOURADO!!!

Vamos com calma, isto não é bruxaria e nem metade do mundo está a querer enganar o outro meio! Tudo tem uma explicação e esta é bem engraçada!

Na foto da esquerda o vestido é BRANCO e DOURADO e na foto à direita o vestido já é AZUL e PRETO.
As pessoas que sempre viram AZUL e PRETO não irão conseguir ver o BRANCO e DOURADO, mas as pessoas que vêem BRANCO e DOURADO vão conseguir ver o vestido AZUL e PRETO na terceira foto! Incrível não é?

Vamos então ver como tudo isto começou.
Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk. Na semana passada, o grupo tocou em um casamento onde a mãe da noiva estava usando o vestido. Caitlin contou ao site BuzzFeed News que as discordâncias sobre a cor do vestido começaram pouco antes da festa, quando a mãe da noiva compartilhou com o casal uma foto da roupa que planejava usar. A noiva e o noivo não conseguiram chegar a um acordo sobre se o vestido na foto era azul e preto ou branco e dourado. Então postaram a imagem no Facebook. McNeill, depois, compartilhou a foto em seu Tumblr. A história cresceu nas redes sociais e não parou mais.

Vamos começar a analisar!
A criadora do vestido diz que o mesmo modelo está disponível em outras cores, mas BRANCO e DOURADO não é uma opção! Assim sendo o vestido original é mesmo AZUL e PRETO. Utilizando um editor de fotos como por exemplo o mais conhecido Photoshop, podemos analisar a foto pixel a pixel e determinar que as únicas duas cores existentes no vestido são AZUL e PRETO?

Eu fiz a minha própria análise e passo a mostrar:



Nestas duas primeiras fotos, o Photoshop mostra-me dois tons de azul claro e não branco.



Nestas duas últimas fotos, o Photoshop mostra-me dois tons de castanho e não preto!


E por último aumentei apenas a saturação da foto em 70 e claramente que o azul ficou muito mais evidenciado mas o dourado continua lá. Vocês estão a ver o mesmo que eu, certo?

Mas então como é possível haver tanta gente a ver BRANCO e DOURADO?
Vamos ver o que diz a ciência.

fenómeno é conhecido como "ilusão de luminosidade", um tipo de ilusão de ótica.

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. "O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para esse vestido e você está tentando compensar o viés cromático do eixo de luz do dia", disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à revista norte-americana de tecnologia "Wired".

E então, o que acharam disto tudo? :P
A lição que eu aprendi com isto é que cada um vê o mundo à sua maneira e isso não quer dizer que hajam versões erradas do mundo. ;)
É caso para dizer "ver para crer"! :P

4 comentários:

  1. Ehehe esse vestido está a dar cabo de muita gente!
    Eu vejo o azul e preto...e mais engraçado é que nessa foto que tens à esquerda que supostamente é branco e dourado eu vejo azul bebé ahaha XD

    ResponderEliminar
  2. Esse vestido ficou famoso viu! RSRSRS
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...