Facebook

Instagram

Publicidade








Já viu o último vídeo?



Já é seguidora?

quinta-feira, 5 de março de 2015

Como começar um blogue + Dicas para ter sucesso


Olá meninas, tudo bem?

Eu fui convidada pela Irina Pimenta para fazer um Guest Post, então como eu abordei um tema sobre o qual eu recebo muitas perguntas das minhas leitoras, deixo aqui o post que escrevi:

Eu sou a Marisa Ferreira. Para quem não me conhece, eu comecei o meu blogue e canal do youtube em Setembro de 2013 e hoje, posso contar com um blogue em português, dois canais no youtube (um em português e outro em inglês) e várias redes sociais, entre elas o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e outras. Já participei em eventos como a feira de cosmética In Beauty e já tive a oportunidade de organizar um encontrinho realizado em Lisboa onde estiveram presentes várias bloggers e youtubers.

Foi com agrado que eu recebi o convite da Irina para participar no Guest Post. Em relação ao tema que eu iria abordar não tive que pensar muito porque acho que deveria escrever sobre algo que as minhas leitoras se interessam muito que é - como começar um blogue e dicas para ter sucesso.

Assim sendo eu resolvi apontar alguns tópicos que eu acho que sejam relevantes e que foram decisivos para o meu sucesso ao longo deste tempo.

  • Tema e público-alvo
Antes de tudo é preciso pensar no tema que queremos abordar no nosso blogue. A menos que queiramos ter um blogue generalista temos que ter um tema que pode ser mais ou menos abrangente. O que nos pode ajudar a optar por um tema pode ser pensar no nosso público-alvo. Para quem queremos escrever? Queremos atrair um público feminino ou masculino? De que faixa etária? Se quiserem escrever temas que vocês gostam, pensem que tipo de artigos vocês gostam de ler e o que valorizam nesses temas. Com o tempo o vosso público-alvo vai-se ajustar aos vossos artigos e temas abordados.
  • Divulgação
Recebo imensas perguntas sobre como faço a minha divulgação, quase como se as pessoas andassem à procura de uma fórmula mágica que irá catapultar-las para o estrelato. Lamento desiludir-vos mas a divulgação chega a ser um teste à nossa persistência. A divulgação é o tipo de coisa que só com o tempo é que vocês irão ver resultados e para isso vocês têm que mostrar empenho e ter muito foco nos vossos objectivos. Eu costumo divulgar nos grupos do facebook e sempre que comento outros blogues deixo o meu link. O meu conselho é que vocês não podem ser chatas com a divulgação porque acreditem, os leitores hão-de chegar, e afinal de contas, vocês querem leitores que voltam sempre ao vosso blog, ou aqueles que vão apenas uma vez?
  • Redes sociais
As redes sociais são muito importantes, principalmente para a divulgação. Vocês vão querer chegar a todo o lado para poder alcançar o máximo de pessoas que vos possam conhecer a vocês e ao vosso trabalho. Por isso é importante termos várias redes sociais como por exemplo o Facebook e o Instagram onde façamos publicações regulares. Nunca se esqueçam que as redes sociais são um óptimo meio para chegar às pessoas.
  • Coerência e credibilidade
Os leitores dão imensa importância á informação que lêem nos blogues, se eles vêem que determinada informação é falsa, não há motivos para voltar. Os leitores querem procurar informação verdadeira escrita por alguém que vão aprender a confiar. A minha teoria porque as pessoas gostam cada vez mais de ler blogues é porque os anúncios das empresas são sempre perfeitos e nos blogues a informação é mais real. Por exemplo, um creme que aparece em anúncio na TV e a minha review sobre o mesmo creme.
  • Lidar com comentários negativos
Isto é algo que pode acontecer. Os chamados haters que podem ser pessoas maldosas que estejam apenas a passar pelo vosso blogue ou podem ser haters que acompanham o vosso trabalho e por algum motivo desenvolveram um ódio de estimação. Na maioria das vezes o problema não são vocês e sim a inveja que as pessoas vão começar a ter do vosso sucesso. Aconselho que não alimentem discussões publicamente, isso vai ser muito mau para a vossa imagem.
  • Parcerias
Este é outro ponto que muita gente acha pertinente e eu recebo inúmeras perguntas sobre isto. Neste tópico não podemos pensar com o coração e sim pensar com a razão. Temos que ser realistas, provavelmente as empresas não vão ter interesse em fazer parceria com um blogue que tenha muito poucos seguidores e visualizações. Não se preocupem com as parcerias porque conforme o vosso blogue for crescendo as lojas e empresas vão contactar-vos. Mas isto é algo que pode demorar. O meu conselho é por exemplo fazer parcerias com outras lojas que tenham mais ou menos os mesmos seguidores que vocês. Podem sempre organizar um passatempo ou fazer como a Irina e convidar alguém que vocês gostem para fazer uma parceria de conteúdos. :)

Espero que tenham gostado do meu post e que estes tópicos vos ajudem como me ajudaram a mim.
Obrigada Irina por este convite. :)
Brevemente irei deixar Portugal e vou viver para Inglaterra, por isso não se esqueçam de visitar o meu blogue, canais do youtube e a minha fanpage porque vou trazer imenso conteúdo interessante e diferente.

Beijinhos

0 comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...